segunda-feira, 26 de agosto de 2013




25 de agosto dia do Soldado

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013







DESFILE ESCOLAR DE 07 DE SETEMBRO

PROGRAMAÇÃO:
DIA 07 DE SETEMBRO DE 2013


08:00 h - ABERTURA OFICIAL

Hasteamento do Pavilhão Nacional

O desfile escolar seguirá de acordo com a seguinte ordem:
1º-Educação infantil das escolas particulares (Sol Nascente, Hermes Jardim).
2º-Educação Infantil das escolas da Rede M.de Ensino (UMEI Aparecida, UMEI Abelhinha, UMEI Sagrado Coração, UMEI São Francisco, UMEI São Miguel Arcanjo, UMEI Divino Espirito Santo,  UMEI Nossa Srª do Perpétuo  Socorro).
3º - Externato Santo Antonio M.Zaccaria.
4º-Padre Sátiro
5º-Tomás de Aquino
6º-Raimunda Carvalho de Melo Pinho
7º-Hilda Oliveira
8º-Nossa Srª de Nazaré      
9º-João Simão Travassos.
10º-Cel. Ney Peixoto                    
11º-Raimunda Machado
12º-Licurgo Peixoto
13º-Pe Leandro Pinheiro
14-São José Operário
15º-Ensino Médio/ Incentivo.
16º-Ensino Médio/ Frei Miguel.


As Escolas de Educação do Campo realizarão seus desfiles durante a semana cada qual em seus Polos, sendo:
Horário: 08:00 h
02/09-Polo Santa Maria/ Tatuaia
03/09-Polo Izaura Domingos/ Bela Vista
04/09-Polo José Ferreira/ São Pedro do Crauateua.
05/09-Polo Joana Gomes/ Santana do Urucuri.

Realização: 

MARIA GORETTI PINHO DA COSTA (Secretária de Educação)
MARCINETE CRISTO (Diretora de Ensino)
ODALEA REIS (Diretora de Gestão)
SOCORRO MIRANDA (Diretora de Logística)


COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
FÁTIMA RABELO(Coordenadora Pedagógica)

RENILDA ROCHA (Coordenadora Ciências Humanas)
MARINILDA MOURA(Coordenadora Linguagens)
ANTONIO ROSA(Coordenador de Ciências)
CLÉBER REIS(Coordenador Matemática)
ÂNGELA LIMA(Coordenadora Ed.Física)

COORDENAÇÃO DO ENSINO INFANTIL
MATILDE LUZ  (Coordenadora Educação Infantil)

COORDENAÇÃO DE MODALIDADES DE ENSINO
HONORINA DA PÁSCOA(Educação do campo)
VALDERISA  (Coordenadora Educação Especial)
GRAÇA PENICHE (Coordenadora EJA)

COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS

NILCILENE LOPES (Coordenadora Municipal do Pacto);ORIENTADORAS DO PACTO: 
ELIANA TEIXEIRA,GRAÇA  NUNES, HONORINA DA PÁSCOA, 
JUCINÉLIA BORGES, LEILA DE NAZARÉ,MARLENE ATAIDE, 
RAIMUNDA ESPÍNDOLA E VALDERISA FERNANDES.
MÁRCIA MARTINS (Coordenação Mais Educação)
SOCORRO BARROSO(Coordenadora PROINFO)
PATRICIA O’BRIEN (Coordenadora PARFOR)

EQUIPE DE RH: LUCIDALVA GOMES, MARCICLÉIA CORREA, LELIA GOMES
EQUIPE DE INFORMÁTICA: MACIEL TAVARES NETO
CENSO ESCOLAR: ALDENIRA ANDRADE, IGOR SOUZA
DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO  MARIA SILVA
TRANSPORTE ESCOLAR: CAVALCANTE
DEPARTAMENTO JURÍDICO: COSME CABRAL

COLABORADORES:
DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA REDE DE ENSINO, 
SECRETARIA DE ESPORTES, SECRETARIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA.



  




PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 



CONVITE


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (SEMED), tem a honra em convidá-lo (a) para participar da comemoração do dia da Pátria que realizar-se-á no dia 07.09.2013 com concentração na praça 31 de outubro, localizada próximo ao Quartel Militar, início às 08:00 h. Sua presença será de grande importância para o nosso evento. 



terça-feira, 20 de agosto de 2013




PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



DESFILE ESCOLAR

07 DE SETEMBRO 

08:00 h - ABERTURA OFICIAL





Futuro mudado

Um dia acordei às 6:00 h da manhã, fui escovar os dentes quando liguei a torneira saiu água cristalina, achei estranho mais tudo normal, nesse mesmo dia era feriado, então não fui a escola.
Liguei a televisão e vi um desenho assisti e fui brincar quando abri a porta vi carros flutuando, a vizinha mudou, lembrei-me de um livro, que o cara dormiu debaixo de uma árvore, dormiu 30 anos, fui ver na minha janela tinha uma árvore.  
Quase desmaiei pensei que fosse a árvore, sai correndo de casa para chamar um amigo para ver isto, meu amigo estava dormindo. Então comecei a passear olhando aquela coisa estranha fui ao parque, tinha muita gente, uma flor falou comigo:
- Oi
Olhei para traz e disse: 
- Quem disse oi?
- Eu disse oi!
- Quem disse oi?
- Eu aqui embaixo.
- Ah tá! Uma flor?
- Sim.
Achei esquisito mais eu ignorei, olhei para ela de novo e vi o ventilador que ela tinha se transformado, e saiu voando. O dia estava tão bonito que pedi para a mamãe adiantar a mesada para comprar um brinquedo bacana, de repente podia acontecer de novo, comprei um robô de controle remoto foi muito bom, meu amigo acordou e brincamos muito, rimos muito, meu pai ia comprar comida, pedi para ele deixar meu amigo e eu irmos juntos no carro flutuante, foi muito bacana.
Ele me deu um relógio que quando apertava no botão aparecia um computador e podia se mexer, vi uma abelha indo em direção ao sol, meu amigo e eu começamos achar graça, pois sabíamos que era impossível ela chegar até o sol, e então sonhávamos.
De repente ela fura o sol e o sol murchou, anoiteceu fomos dormir e de repente o sol voltou em 5 segundos, pegamos um susto. Foi impressionante que não estávamos sonhando, só que tivemos aula ficamos impressionados  com a tecnologia, aprendemos tudo que a professora ensinou. Na hora do recreio um robô fez o nosso lanche, não sei como ele sabia o meu nome e ele disse Andrey acorda, fiquei pensando e de repente peguei um susto, a mamãe me chamou para eu ir para a escola, sai correndo olhei pela janela estava tudo normal era apenas um sonho.....ufa!

Serie: 6º ano

quarta-feira, 14 de agosto de 2013




A nossa região Amazônica sempre foi povoada por mitos e seres mágicos. As lendas amazônicas sempre foram contadas em rodas de conversa ou a beira de um rio. Esse blog tem como objetivo aproximar você desse mundo mágico e misterioso. Preparem-se para entrar em mundo encantado e misterioso e para conhecer mais sobre as principais lendas da região Norte: da Cobra Grande, da Vitória Régia, do Uirapuru, do Boto e da Iara. Agora, preparem-se e vamos estudar esse mundo repleto de magia e fantasia.


O pássaro de pluma vermelha e canto maravilhoso é atingido pela flecha de uma donzela apaixonada, transformando-se num belo e forte guerreiro. Porém, um feio e aleijado feiticeiro enciumado, possuidor de uma flauta encantada, através de sua linda música faz com que o jovem desapareça, restando somente sua bela voz na mata. Dificilmente vemos o uirapuru, mas ouvimos com frequência seu canto inédito. Único do mundo, misteriosa ave de canto lendário, quando o Uirapuru canta, todas as outras aves ao redor se calam e quem ouvir sentirá muita paz. Poucos dizem ter conseguido ver e ouvi-lo cantando, porém descrevem sua plumagem de formas diferentes, confirmando assim uma Lenda que diz, “quando ele permite que o vejam”, aparece sempre disfarçado para confundir com outras aves.




Conta a lenda, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo. Ao ouvir durante a noite, nas imediações da casa, um estridente assobio, o morador diz:: - Matinta, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco. No dia seguinte uma velha aparece na residência onde a promessa foi feita, a fim de apanhar o fumo. A velha é uma pessoa do lugar que carregaria a maldição de "virar" Matinta Perera, ou seja, à noite transformar-se neste ser indescritível que assombra as pessoas. A Matinta Perera pode ser de dois tipos: com asa e sem asa. A que tem asa pode transformar-se em pássaro e voar nas cercanias do lugar onde mora. A que não tem, anda sempre com um pássaro, considerado agourento, e identificado como sendo "rasga-mortalha". Dizem que a Matinta, quando está para morrer, pergunta:" Quem quer? Quem quer?" Se alguém responder "eu quero", pensando em se tratar de alguma herança de dinheiro ou joias, recebe na verdade a sina de "virar" Matinta Perera.




Quem viaja pelo interior de qualquer estado da Amazônia já ouviu falar da lenda de um belo rapaz desconhecido, de roupas brancas, sapatos brancos e o característico chapéu branco que busca encobrir parte do rosto e o buraco que traz no alto da cabeça: é o boto!
Nas festas ou à beira de trapiches, sempre haverá, segundo a crendice popular, um boto a espreitar alguma moça ingênua e, de preferência, virgem ou menstruada. Alguns descrevem até o andar da visagem: dizem que é meio desajeitado e que muitas vezes locomove-se com certa dificuldade pelo pouco hábito em terra firme. Outros já o descrevem como alguém muito alinhado, porém calado demais para os costumes da região. Por isso, logo se desconfia de que é algo sinistro. 
No entanto, para as moças novas que porventura estejam a olhar alguma festa de interior, nada de estranho o boto lhe parece. Muito pelo contrário! A paixão é à primeira vista! Quando se dão conta já foram conquistadas.
Contam os caboclos que depois que o Boto consegue o que quer, ou seja, conquistar a moça escolhida, sai na carreira e se joga no primeiro braço de rio ou igarapé. Nessa hora é que todos se dão conta de que não era um rapaz qualquer, mas o boto!



A Cobra grande é uma lenda amazônica que fala de uma imensa cobra, também chamada Boiuna, que cresce de forma desmensurada e ameaçadora, abandonando a floresta e passando a habitar a parte profunda dos rios. Ao rastejar pela terra firme, os sulcos que deixa se transformam nos igarapés. Conta a lenda que a cobra-grande pode se transformar em embarcações ou outros seres. Aparece em numerosos contos indígenas. Um deles conta que em uma certa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiuna, deu à luz a duas crianças gêmeas. Uma delas, má, atacava os barcos, naufragando-os.



Conta a lenda que uma linda índia Naiá apaixonou-se por Jaci (a lua), que brilhava no céu a iluminar as noites, Nos contos dos pajés e caciques, jaci de quando descia à terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu para lhe fazer companhia. Naiá, ouvindo aquilo, quis também virar estrela para brilhar ao lado de Jaci. Durante o dia, bravos guerreiros tentavam cortejar Naiá, mas era tudo em vão, pois ela recusava todos os convites de casamento. E mal podia esperar a noite chegar quando saia para admirar Jaci, que parecia ignorar a pobre Naiá, esperava sua subida e descida no horizonte e já quase de manhãzinha saia correndo em sentido oposto ao Sol para tentar alcançar a Lua. Corria e corria até cair de cansaço no meio da mata. Noite após noite, a tentativa de Naiá se repetia. Até que adoeceu. De tanto ser ignorada por Jaci, a moça começou a definhar. Mesmo doente, não havia uma noite que não fugisse para ir em busca da lua. Numa dessas vezes, a índia caiu cansada à beira de um igarapé. Quando acordou, teve um susto e quase não acreditou: o reflexo da lua nas águas claras do Igarapé a fizeram exultar de felicidade! Finalmente estava ali, bem próxima de suas mãos. Naiá não teve dúvidas: mergulhou nas águas profundas mas acabou se afogando.
Jaci, vendo o sacrifício da índia, resolveu transformá-la numa estrela incomum. O destino de Naiá não estava no céu, mas nas águas a refletir o clarão do luar. Naiá virou a Vitória Régia, a grande flor amazônica de águas calmas que só abre suas pétalas ao luar.



terça-feira, 13 de agosto de 2013


Adesão do Pará à Independência 

15 de agosto


Você sabe porque 15 de agosto é feriado no Estado do Pará?
“Há exatos 189 anos, em 15 de agosto de 1823, foi assinada a Adesão do Pará à independência do Brasil. Um fato que determinou a história recente do Estado. A adesão aconteceu quase um ano depois do famoso grito às margens do Ipiranga.
Isso porque, naquela época, o país era dividido em duas Capitanias: A província do Grão Pará e Maranhão e a Província do Brasil. Os dois territórios faziam parte da colônia Portuguesa, mas quase não havia comunicação entre eles. O Pará se reportava diretamente a Portugal e pouco contato tinha com o resto do país.
Por ordem do Imperador Dom Pedro I, a esquadra comandada pelo almirante John Pascoe Grenfell desembarcou em vários estados forçando os que ainda não haviam aderido à Independência, a aceitar a separação definitiva entre Brasil e Portugal. Mas a missão deveria ir apenas até a Bahia. Não havia ordens para chegar ao extremo norte. Mesmo assim, eles desembarcaram no Porto de Salinas no dia 11 de agosto de 1823, conta o historiador João Lúcio Mazzini.
Golpe – Um blefe de Grenfell convenceu os responsáveis pelo Estado a aceitar a adesão. O Almirante trazia uma carta que seria de Dom Pedro I. O documento comunicava que os governantes do Pará deveriam se unir ao Brasil, caso contrário teriam os territórios invadidos. A esquadra imperial estaria esperando em Salinas, pronta para bloquear o acesso ao porto da capital e assim sufocar a economia, baseada nas exportações.
No mesmo dia 11, foi convocada uma assembleia no Palácio Lauro Sodré, sede administrativa na época. Acreditando na história e temendo um ataque, os governantes preferiram aderir à Independência, sob a condição de que os postos e cargos públicos fossem mantidos. A adesão foi assinada quatro dias depois, data escolhida para o feriado. A ata com as assinaturas faz parte do acervo do Arquivo Público do Estado do Pará.
Foi uma revolução que não mudou absolutamente nada. Deixamos de pertencer ao império português e passamos a pertencer ao império brasileiro, mas para as pessoas comuns; negras, índias e pobres, não houve mudança, explica o historiador. Foi realmente um golpe. Era uma esquadra formada por 100 homens sob o comando de Grenfell, que tinha apenas 23 anos. A população de Belém era de pelo menos 15 mil pessoas. Não havia possibilidade de confronto.
Revoltas – A manutenção do poder com a adesão resultaria, três meses depois, na Revolta do Brigue Palhaço, quando 256 pessoas foram confinadas no porão do navio São José Diligente e morreram asfixiadas, sufocadas ou fuziladas. A repressão contra os movimentos populares naquele momento que também culminou na Revolta da Cabanagem, em 1835, explica Mazzina. Se não fosse por esta união entre o Pará e o Brasil, nossa situação hoje poderia ser diferente. Poderíamos ter evoluído para um Reino Unido a Portugal ou ao Brasil ou mesmo para um país independente”.