terça-feira, 29 de novembro de 2011


Aviso


A UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia convoca os seguintes candidatos de São Miguel do Guamá:
Ø  
ALDENORA DO SOCORRO DOS REIS
Ø  ANTONIO JERISSON DA SILVA FREITAS
Ø  CELESTE DA SILVA LIMA
Ø  CLAUDIA PATRICIA VERAS DE LIMA
Ø  RAIMUNDA LUCELIA RODRIGUES CASTRO
Ø  VANDER BATISTA DO MONTE

para fazerem suas inscrições no curso Licenciatura em Computação nos dias 30/11 à 02/12/2011, na Secretaria de Educação - SEMED em São Miguel do Guamá. Os Candidatos deverão comparecer munidos dos seguintes documentos:
Ø  
Formulário de inscrição devidamente preenchido,
Ø  Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia),
Ø  Certificado de Conclusão do Ensino Médio (original e cópia),
Ø  Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia),
Ø  Carteira de Identidade (original e copia),
Ø  Certificado de Alistamento Militar,
Ø  Título de Eleitor e documento de quitação das obrigações eleitorais (originais e cópias),
Ø  C.P.F (originais e cópias),
Ø  02 fotos 3x4 iguais e recentes,
Ø  Comprovante de Residência,
Ø  Contracheque que comprove que o candidato é professor da rede pública municipal ou estadual de ensino do estado do Pará, condição inarredável à efetivação da matrícula,
Ø  Declaração da direção da escola em que o docente está lotado que comprove que o mesmo está atuando em sala de aula,

No caso de candidato ao Curso de Licenciatura em Computação, a declaração a que se refere o item anterior deve mencionar a atuação profissional, técnica ou docente, conforme as orientações do Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente do Estado do Pará.

É necessário que o aluno do PARFOR/UFRA observe que o curso ocorrerá da seguinte maneira:
1.      As disciplinas são em formato modular, e serão ministradas de janeiro a dezembro quinzenalmente aos finais de semana (sábado e domingo).
2.      Em janeiro, fevereiro e julho as aulas ocorrerão em período integral, de segunda à sexta-feira, sendo que no mês de fevereiro as aulas irão até a primeira quinzena.



O não comparecimento no período especificado implicará na perda da vaga.

Obs. Os Candidatos deverão procurar a prof. Patrícia na SEMED.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Lenda do Açaí


Há muito tempo, quando ainda não existia a cidade de Belém do Pará, vivia no local uma tribo indígena. Nesta época os alimentos eram escassos e por este motivo o cacique tomou uma decisão muito cruel: resolveu que todas as crianças que nascessem a partir daquela data, seriam necessariamente sacrificadas, uma vez que não haveria alimento suficiente para todos.
Porém, Iaça, filha do Cacique, deu a luz a um lindo menino o qual não foi poupado da cruel decisão de seu avô. 
A índia chorava todas as noites com saudades de seu filho, até que numa noite de lua cheia, a índia ouviu o choro de uma criança. O choro vinha da direção de uma bela palmeira. 
Quando a índia chegou ao local, seu filho a esperava de braços abertos. Radiante de alegria, Iaça correu para abraçá-lo, mas quando o fez, a criança misteriosamente desapareceu. No dia seguinte, a índia foi encontrada morta, abraçada ao tronco da palmeira. Seu rosto trazia um suave sorriso de felicidade e seus olhos negros, ainda abertos, fitavam o alto da palmeira que estava carregada de frutinhos escuros. 
Então, o Cacique mandou que apanhassem os frutinhos e percebeu que deles poderia se extrair um suco quando amassados, que passou a ser a principal fonte de alimento daquela tribo. Este achado fez com que o Cacique suspendesse os sacrifícios e as crianças voltaram a nascer livremente, pois a alimentação já não era mais problema na tribo. 
Em agradecimento ao deus Tupã e em homenagem a sua filha, o Cacique deu o nome de AÇAÍ aos frutinhos encontrados na palmeira, que é justamente o nome de IAÇA invertido.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011



Humildade



Virtude, força, caráter: Estes são o primeiro degrau para um rumo certo. Quem trata a vida com arrogância e manipula o orgulho sem medidas, arrasta a vaidade e o egoísmo para o fundo de um buraco negro, aonde a luz é impenetrável e a benção se torna impossível.

Aprender a ser humilde é viver sem fronteiras, sem preconceitos, mas sempre com respeito, com consideração ao valor do outro. Isto é, respeito ao ser humano com restrições na saúde física, saúde mental, saúde emocional, saúde espiritual. Respeito aos animais, que indefesos nada fizeram para prejudicar, apenas pedem para viver. Respeito às florestas e todas as flores que emanam perfumes que pedem para viver. Respeito aos oceanos que, senhores do planeta, tem seus recursos abundantes, pedem para manter a vida aquática. Respeito ao ar que mantém a vida, e deve ser preservado, pois todo o magnetismo que rege o planeta Terra reage àquele que com o dedo impõe sua conduta, com a língua manifesta sua grandeza, com a mão desfaz o que é certo, com os pés risca caminhos e provoca amargura, decepção e desrespeito.

Aprenda a ser humilde descendo de um degrau alto para receber qualquer ser vivo com respeito, amor e dignidade. Em contrapartida, seja humilde para receber de um Grande, a luz, a sabedoria, a ciência da vida, o valor que ninguém pode desacreditar. Sem humildade somos corpo sem vida, alma sem propósito, mente perturbada, razão sem resultado, somos e seremos luzes apagadas.

Abra seu coração, amplie sua mente, expanda sua consciência, libere sua energia com o primeiro passo no rumo certo na vida: humildade.

(Miriam Zelikowski)