sábado, 14 de maio de 2011

HISTÓRICO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

HISTORICO DE SÃO MIGUEL


A colonização de São Miguel do Guamá data dos primeiros anos da fixação dos portugueses no território paraense. Os frades do convento de Carmo, através das sesmarias (lotes de terras) concedidas pelo Governo da Capitania, fundaram a fazenda Pernambuco.
No século VIII São Miguel do Guamá caracterizava-se como um pequeno arraial que possuía poucos habitantes. Havia freqüentes visitas eclesiásticas, dentre as quais, a visita pastoral realizada pelo Frei Miguel de Bulhões, no ano de 1758, que ao passar pela fazenda de Agostinho Domingos de Siqueira foi convencido a instituir uma Freguesia de 60 braças de terras, sendo efetivada sob a invocação de São Miguel No local foi construída a Igreja matriz para onde foi designado o vigário.
Em  1833 a Província do  nova dimensão geográfica em termos de Comarca. Com a construção da Igreja matriz o desenvolvimento do povoado foi impulsionado, possibilitando a organização do espaço sócio-geográfico e delineando a formação do Município. Nas sessões de 10 a 17 de maio do mesmo ano, a Freguesia de Frei Miguel de Bulhões, também conhecida pela  denominação de São Miguel da cachoeira, passou a fazer parte integrante do município de Ourém.
Em 1873 a Freguesia de Frei Miguel de Bulhões, através da Assembléia Provincial, passou à categoria de Vila e em 31 de outubro desse mesmo ano, sob a Lei de N.° 633, à categoria de Município. O fato de ter passado à categoria de Município desagradou imensamente a Câmara de Ourém, porque desmembrava do seu Município vasta zona, tendo o presidente Eliziário Jose Carvalho protestado contra a desanexação, perante o Governo Provincial.
            Em 7 de janeiro de 1874, com a juramentação da Câmara eleita, o presidente da Câmara  de Ourém, Sr. José Félix Rodrigues, promoveu a instalação do município. A primeira Câmara guamaense foi constituída por João Antônio Lopes, Antônio Olímpio Nunes, Ladislau Joaquim Rodrigues, Balbino Clarindo de Castro e Sérvulo da Costa Ataíde, fazendo-se ausente apenas o Sr Zeferino Nere Siqueira.
            O movimento em prol da Proclamação da República teve adesão através de um oficio assinado por Gratuliano Frederico Batista da Silva e outros vereadores.
            A dissolução da Câmara resultou na criação do Conselho de Intendência Municipal, sendo constituído pelos senhores Gratuliano Frederico Batista da Silva, Egídio Nunes, Joaquim Santana Gomes e Américo Lopes da Cunha.
            Em 30 de maio de 1891, através do Decreto Estadual de n.° 344, São Miguel foi elevado à categoria de Cidade. Somente em 30 de dezembro de 1943, a partir  do Decreto Estadual de n.° 4.505, passou a chamar-se São Miguel do Guamá. A denominação “Guamá”, de origem indígena Tupiniquim, significa “Rio onde chove”.
O movimento populacional de São Miguel do Guamá ocorreu de forma gradativa. Inicialmente, a região era habitada somente por guamaenses descendentes de índios, portugueses e negros.Com a construção da rodovia Belém - Brasília (BR-010) o crescimento populacional foi acentuada, contribuindo para migração de goianos, capixabas, maranhenses, pernambucanos e cearenses buscando melhores condições de vida no município, já que oferecia oportunidades para o desenvolvimento da indústria, comércio e outros.

NOME OFICIAL: SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
ANO DE FUNDAÇÃO: 1.758
DATA DE EMANCIPAÇÃO: 31/10/1873
ÁREA TOTAL: 1.341 km²
POPULAÇÃO TOTAL: 1.341 km²
HABITANTE: GUAMAENSE
SIGLA: SMG
UF: PA
DDD: 91
CEP: 68.660-000
NOME DO PREFEITO: FRANCISCO DAS CHAGAS SÁ

DISTRITOS:

SEDE: São Miguel do Guamá

VILAS:

Vila do Carmo, Vila Seca (Comunidade Sagrado Coração de Jesus), Nossa Senhora das Graças, Bela Vista, Urucuriteua, Apui, Acari, Santana do Urucuri, São Pedro do Crauateua, Santana do Crauateua, Ladeira (Comunidade Nossa Senhora do Livramento), São José, São Jorge, Caju, Serraria Boa Vista, Sete de Setembro, São Sebastião, São Miguelzinho, São Raimundo, Santa Maria de Crauateua, Apeteua I e II, Ajuaí, Livramento, Ajuá, Acaputeua, Menino Deus, Cacau, São João da Mata, Santo Antônio, Acaripeteua, Boa Vista dos Guedes, Imaculado Coração de Maria, Fátima, Rio Branco, Cristo Rei Km 34 (Estrada do Capim), Tatuaia I e II, Cachoeira, Santa Maria do Muraiteua, Tabatinga, Prainha, Canta Galo, Bom Pastor, Barreira, São Luís, Santa Rita de Barreira, Tucumandeua e Miritueia.

BAIRROS:

Centro, São Manoel, Patauateua, Vila Sorriso, Vila França, Vila Nova, Vila Isabel, Industrial, Perpétuo Socorro, Palmeiras, Nova Conquista, Castanheira, Humarizal, Pe. Ângelo de Bernard e Olho D’água.

CULTURA
As manifestações religiosas que merecem destaque no município de São Miguel do Guamá são as festividades em homenagem a São Miguel Arcanjo, em setembro, e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no último domingo de novembro.
Por ocasião dos festejos religiosos, a movimentação popular na cidade é mais acentuada, principalmente no que se refere ao aspecto profano, representado pela organização do arraial.
As manifestações da cultura popular local tem lugar no mês de fevereiro, com a apresentação do bloco carnavalesco Cordão do Guará; em junho, com as festas dançantes realizadas nos terreiros; e durante a quadra junina, quando são feitas exibições de grupos de pássaros e bois- bumbás. O artesanato local é caracterizado pela produção de cerâmica, abanos, peneiras e tipitis.
O município de São Miguel do Guamá possui uma Biblioteca Pública, mantida através de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Nacional do Livro (INL).
A igreja de São Miguel Arcanjo pode ser considerada o único patrimônio histórico da cidade.
ASPECTOS FÍSICO-TERRITORIAIS
LOCALIZAÇÃO
O município de São Miguel do Guamá pertence á Mesorregião Nordeste Paraense e à Microrregião Guamá. A sede municipal apresenta as seguintes coordenadas geográficas: 01º 37´ 18" de latitude Sul e 47º 28´45" de longitude a Oeste de Greenwich.
LIMITES
Ao Norte - Municípios de Inhangapi, Santa Maria do Pará, Nova Timboteua e Castanhal. A Leste - Municípios de Ourém e Bonito. Ao Sul - Municípios de São Domingos do Capim e Irituia, A Oeste - Municípios de Bujaru e Inhangapi.
SOLOS
Os solos do Município são apresentados, sobretudo, pelo Latossolo Amarelo, textura média; Concrecionários Lateríticos indiscriminados ditróficos, textura indiscriminada; Areia Quartzosa distrófico, textura indiscriminada, e hidromórfica indiscriminados.
VEGETAÇÃO
A vegetação do Município, em face dos constantes desmatamentos, foi bastante afetada, havendo, hoje, apenas a Floresta Secundária, com eventuais testemunhos da mata primária, cujo subtipo pertence à Floresta Densa dos baixos platôs e Floresta Densa dos Terraços aluviais, nas áreas marginais do rio Guamá e seus afluentes, caracterizadas estas pela influência de inundações.
PATRIMÔNIO NATURAL
A alteração da cobertura vegetal natural, trabalho realizado em 1988, através da observação em imagens LANDSAT-TM, do ano de 1986, revelou um índice de 96, 31% , o que é preocupante. Assim, o Município necessita de trabalhos ecológicos, no sentido de recuperar áreas críticas, principalmente as margens do rio Guamá, nascentes e cursos de seus tributários, além de conservar a bela queda d'água Matari, no igarapé do mesmo nome, próxima à sede municipal.
TOPOGRAFIA
A topografia do Município, representativa de uma geologia e relevo singelos, apresenta-se modesta, com pouca amplitude altimétrica, estando a sede cerca de 20 m acima do nível do mar, com cota máxima do Município atingindo 73 metros e, a mínima, 10 metros.
GEOLOGIA E RELEVO
A estrutura geológica apresenta, na porção oriental do Município, rochas de idade Pré-Cambriana, que constituem o Grupo Gurupi, formado por filtros, xistos e metavulcânicas, cortados por veios de quartzo, auríferos, não sendo estranha a presença de rochas do Complexo Marcaçumé, que constituem as pedreiras da região Bragantina.
           Nas proximidades da sede municipal, estão expostos arenitos duros, denominados por alguns como "Arenito Guamá ", provavelmente da Era Cenozóica, do período Cretácio.

HIDROGRAFIA
O rio Guamá é o mais importante do Município, servindo de limite natural, ao sul, com os municípios de Irituia, São Domingos do Capim e Bujaru. Os afluentes da margem direita que atravessam o Município são os igarapés Cuperé, Muraiteua, Muraiteua, Matupireteua, Ajuaí, Crauteua, Aracuí, Urucuri, Matari, Itaqui- Açu, Menino-Deus, São João, e os rios Mururé e Cuxiu, este fazendo limite, a leste, com Ourém.
CLIMA
O clima do Município é do tipo mesotérmico e úmido. A temperatura média anual é elevada, em torno de 25ºC. O período mais quente apresenta médias mensais em torno de 25,5º C.
Seu regime pluviométrico fica, geralmente, próximo a 2.250mm/ano. As chuvas não se distribuem igualmente durante o ano, sendo de janeiro a junho sua maior concentração (cerca de 80%), implicando grandes excedentes hídricos e, consequentemente, grandes escoamentos superficiais e cheias dos rios nesses meses. A umidade relativa do ar gira em torno de 85%.


23 comentários:

  1. Parabens, bem detalhado, gostei muito. Estamos buscando uma lenda típica de São Miguel do Guamá, vc pode nos ajudar?
    Sou de Capitão Poço - escola Pastor Francisco Paz.

    escolaprfranciscopaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lendas guamaense estão disponíveis no Blog Guama Cultural, você pode buscar. E obrigada por acessar este blog a minha intenção é por a cultura e outros assuntos que sejam de interesse educacional.

      Excluir
  2. Parabéns pelo belo Blog, venha participar e comentar o Meu Blog, tem uma homenagem pra cidade São Miguel do Guamá...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das informações, parabéns. Preciso fazer um trabalho de faculdade e preciso de fotos antigas da cidade, se por acaso vc tiver, por favor mande para o meu email: shirleycrislv@hotmail.com

    agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Shirley já fiz uns trabalhos sobre São Miguel, em relação as fotos procure a família Machado eles tem muitas fotos antigas, eles podem te fornecer.

    ResponderExcluir
  5. Muito informativo, parabéns guamá cultural

    ResponderExcluir
  6. muito interessante...mas acredito que o século não seria VIII,mas XVIII...
    seria importante que a população guamaense viesse conhecer mais sobre sua historia...

    ResponderExcluir
  7. estou elaborando um artigo sobre História oral em são miguel...mas preciso entrevistar varias pessoas...gostaria de saber quais pessoas podem me dar informações sobre o município no seu processo de formação?

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelo trabalho sobre são Miguel pois esta muito bem explorado. Moro atualmente em Irituia, mas nascidas em BELEM

    ResponderExcluir
  9. Alguem porfavor sabe me informa aonde fica a Ceramica de Dalva lopes, mae de Pedro augusto? ai em sao miguel do guama

    ResponderExcluir
  10. Se alguem souber quem e por favor digam a ela que sou filha de Liecir e Branco

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, ao dono desse blog, pergunto se és sabedor de alguma história de Belarmino Ribeiro de Souza, Cartorário da comarca do Caju, este por sua vez foi uma figura que ajudou muito o município, de certa forma, fazendo o censo na retirada de registros de nascimento e casamentos civis, creio que ele e posteriormente com sua filha Maria José Ribeiro, fizeram bastante pelo municipio, atualmente Maria José Ribeiro, reside na comunidade canta galo, que por sua vez é um lugar totalmente esquecido pelo poder público do Municipio.

    ResponderExcluir
  12. Amigos, eu sou Administrador, Advogado e Professor. Agora, aos 76 anos, aposentado, dedico-me a escrever livros infanto-juvenis educativos. Tenho um site, onde disponibilizo meus livros para baixar gratuitamente. Estes livros educativos são úteis e importantes para que as crianças de sua cidade sejam melhores pessoas e cidadãs mais conscientes! Meus trabalhos são, essencialmente, voltados ara a EDUCAÇÃO de nossas crianças. São livros que colaboram para o desenvolvimento e formação de pessoas, bem como para inspirar, despertar e reforçar o interesse, nos seguintes aspectos: caráter e valores morais; conceito de cidadania; consciência ecológica; valores de família; respeito aos educadores (pais, avós e professoras); ordem e disciplina; cultura e conhecimento; incentivo ao estudo como caminho para o sucesso e espiritualidade. O site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos.
    Eis o site: www.literaturaeducativa.com.br

    Atenção! Este e-mail não é um vírus. Se tiver dúvidas, pesquise no Google – Literatura Educativa – e acesse o site acima por este caminho, se quiser maior segurança.

    Agradeço o apoio de vocês na divulgação do site, possibilitando-me uma parceria para uma melhor Educação de nossas crianças! Se gostou do site, divulgue-o aos seus amigos.

    Atenciosamente, João José da Costa, Escritor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá, uns dias atrás, descobri que tem uns túmulos de Judeus em um dos cemitérios da cidade, e ao que me falaram, eles fizeram parte dos primeiros habitantes que trouxeram farmácia, açougue, essas coisas.
    E fiquei triste por não ter encontrado nenhuma escrita sobre eles. Afinal, é história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia disso, seria bom mesmo saber mais a respeito

      Excluir
  15. Estou procurando sobre as ceramicas de sao miguel, onde acho

    ResponderExcluir
  16. queria que vc falasse sobre a escola EXTERNATO

    ResponderExcluir
  17. Muito bom, amo essa cidade fico feliz em ver tanta informação sobre ela.

    ResponderExcluir
  18. Qual foi o primeiro prefeito de São Miguel do guama

    ResponderExcluir
  19. EU GOSTARIA DE SABER QUAIS FORAM OS 3 PRIMEIROS BAIRROS FUNDADOS EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

    ResponderExcluir